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As 4 habilidades essenciais que todo profissional de TI deve desenvolver e como obtê-las

Um profissional de TI qualificado deve buscar desenvolver habilidades além das tecnologias para contribuir com soluções criativas onde trabalha e fortalecer o espírito de trabalho em equipe. Mas, que habilidades seriam essas? E como colocá-las em prática?

As 4 habilidades essenciais que todo profissional de TI deve desenvolver e como obtê-las

Não se limite apenas a falar com máquinas, melhore sua comunicação com as pessoas

Uma das chaves para todo trabalho bem-feito é a boa comunicação entre as pessoas da equipe. Estamos tão acostumados a conversarmos uns com os outros por telas e acabamos não nos certificando que a mensagem foi realmente compreendida. Buscar ser claro em suas palavras é o começo para um bom entendimento.

Muitos desentendimentos entre equipes poderiam ser evitados se cuidássemos mais do que estamos dizendo e como as pessoas podem se sentir a respeito. Existem pessoas que priorizam uma comunicação mais objetiva, outras se sentem melhor quando são ouvidas e tem espaço para se expressar… Independente de sua preferência ao se comunicar, respeite os seus colegas e tenha empatia na hora de se comunicar.

Em especial preste atenção na hora de escrever e-mails e mensagens, as vezes na correria do dia a dia falamos algo que o remetente pode interpretar de uma outra maneira. Nesses casos, busque ser o mais objetivo possível e se certifique que sua mensagem representa a informação que você deseja passar. Assim, também tenha atenção redobrada na hora de pedir algo para alguém ou pontuar alguma falha cometida pela pessoa.

Independente de você atuar como líder de equipes ou não, é importante que você aprenda sobre formas mais efetivas de se comunicar com as pessoas. Leia sobre comunicação assíncrona, por exemplo. Além disso, se você tem desafios em expressar suas ideias e pontuar o que pensa, busque ajuda profissional para destravar essa habilidade em você. Por mais que o mercado de tecnologia seja composto por computadores e máquinas, são as pessoas que as programam e portanto é imprescindível nos comunicarmos bem além dos algoritmos.

Faça o que for possível para facilitar a vida do seu cliente, descomplique o complexo

O seu cliente não tem a obrigação de saber sobre os conceitos de tecnologia, computação e muito menos conhecer os jargões da área de tecnologia. Ele possui um problema a ser resolvido e precisa da sua ajuda com isso. Muitos profissionais de TI cometem o erro de apresentar demais suas credenciais técnicas ao cliente e se empolgam em apresentações muito sistêmicas.

Claro que cada caso é um caso, existem momentos que é essencial discutir sobre a parte técnica de um projeto, mas tenha em mente que quanto mais você puder facilitar isso para o seu cliente, melhor será para o desenvolvimento do projeto. Certifique-se de explicar o que significa cada coisa, a motivação de escolha e o resultado esperado.

Esse conselho também serve para profissionais de TI que trabalham em desenvolvimento de aplicativos e produtos para o público. Se coloque no lugar do usuário e pense sempre em como você pode facilitar a vida dele. Às vezes cometemos o erro de achar que algo que é óbvio para nós também será para outras pessoas, mas nem sempre isso é verdade. O mercado de TI é vasto e estamos o tempo todo lidando com pessoas de culturas e pensamentos diferentes dos nossos, por isso busque sempre descomplicar aquilo que pode soar complexo para outra pessoa.

Desenvolva inteligência emocional para lidar bem com os desafios que se apresentam

Lidar com situações adversas é sempre um desafio e pode nos tirar completamente do eixo. Principalmente quando falamos do mercado de tecnologia, existem sistemas e operações que são vitais que estejam em pleno funcionamento o tempo inteiro.

Para passar bem por esses momentos, os profissionais de TI devem cada vez mais buscar desenvolver habilidades de inteligência emocional. Inteligência emocional é definida como um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

Por exemplo, quando você ou alguém da equipe cometer um erro, no lugar de se culpar e se diminuir, busque entender o que você pode aprender com essa situação e como corrigir para que no futuro não aconteça novamente.

Sabemos que TI pode ser considerada uma área bem estressante, com prazos de entrega curtos e necessidade constante de estar pode dentro de tudo que está acontecendo, mas se você e seus colegas não puderem estar no seu melhor para realizarem o seu trabalho, é preciso usar as habilidades de inteligência emocional para contornar a situação.

Seja criativo e aprenda a ligar os pontos daquilo que já existe

Às vezes pensamos que criatividade é sobre criar algo completamente novo e inovador no mundo, mas se apenas conectarmos os pontos daquilo que já existe em nossa realidade, podemos criar algo novo, basta que estejamos atentos e que usemos nossa criatividade.

Faça uma lista dos problemas que a empresa que você trabalha possui e depois pense em como usar o que já existe dentro do espaço para melhorar alguma solução ou resolver algum problema. Às vezes a solução pode ser criar um novo processo, integrar duas ferramentas existentes, criar uma automação ou apenas fazer um treinamento sobre determinado assunto…

Um bom profissional de TI busca sempre resolver os problemas utilizando os recursos disponíveis do momento e sabe que sempre existe espaço para melhoria e aprendizado! Agora queremos saber de você! Qual dessas habilidades você acredita que pode melhorar? Conte conosco em toda sua jornada no mercado de trabalho de TI para te apoiar em cada passo, estamos juntos!

 

Esdras Moreira – CEO da Introduce